domingo, 3 de outubro de 2010

Campo Magnético


     Objetivo Demonstrar que um campo magnético fixo induz a geração de imãs.

    Descrição: Um campo magnético é o campo produzido por um ímã ou por cargas elétricas em movimento,isto é, uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas. Estas ações verificam-se à distância e apenas algumas espécies são influenciadas pelo campo magnético. Por exemplo, o cobre não tem propriedades magnéticas. Mas, os materiais ferrosos são fortemente influenciados. As substâncias que têm propriedades magnéticas chamam-se, por isso, ferromagnéticas; por exemplo, ferro, aço e cobalto.

     Material:  
1 tampa plástica circular(tiradas de recipientes de café).
1 tampa de garrafa pet.
1 pilha pequena.
1 imã circular.
2 clipes de papel.
1 palito de churrasco.
1 faca.
1 fita adesiva.
1 barbante.
1 pedaço de cabo de vassoura.
2 pedaços de madeira.
1 martelo e pregos.
1 base de madeira.
 
     
    Montagem: Fixar o pedaço de cabo de vassoura na base de madeira usando martelo e prego. Fixar com prego os dois pedaços de madeira de modo a formar um L.Com a faca fazer um corte com o diâmetro do pedaço do cabo de vassoura na tampa da garrafa pet,também na outra tampa de plástico e finalmente fazer um corte na lateral da tampa maior de modo que possa encaixar um dos pedaços de madeira (aquecer a faca antes) e depois fixar a pilha com fita adesiva no lado oposto.
Colocar a tampa pequena a determinada altura da base de modo que se possa colocar a mão entre a base e a tampinha,passar fita adesiva sobre a mesma e depois colocar a segunda tampa sobre a mesma,antes tendo fixado um dos lados da madeira na lateral da tampa.Colocar o imã de modo que ele fique na mesma altura do segundo pedaço de madeira(para fixar bem é necessário enrolar o local onde ele vai ficar com fita adesiva).Prender a parte sem ponta do clipe com o barbante e deixar que a outra extremidade toque no imã e depois afastar devagar o suficiente para o clipe ficar em suspensão,prender o barbante(com cuidado) na extremidade do pedaço de madeira com fita adesiva ou amarrando.
Prender o palito de churrasco no segundo clipe com fita adesiva. Aproximar horizontalmente e verticalmente do clipe fixo ao mesmo tempo que do imã sem tocar em nenhum deles.


Componentes do grupo: Leonardo Farias, Augusto Fazenda, Tarciel Rodrigues e William Fossatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário