segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vela necessita de ar para queimar
   Objetivo: Verificar que para existir a combustão há necessidade do ar; Comprovar que a pressão do ar no interior de um recipiente fechado,no qual se realiza combustão diminui quando a temperatura diminui.

 
   Materiais utilizados:
·        Prato fundo com água;
·        Vela;
·        Tampa de nescafé;
·        Litro sem fundo;
·        Rolha;
·        Fósforo.

    Procedimento : Cola-se a vela no centro da tampa de nescafé,ascendendo-a e deixando-a sobre a mesa ao ar livre.
Percebe-se que ela permaneceria acesa até esgotar-se.
A seguir cobre-se a vela com o litro tampando sua chama e assim a mesma vai diminuindo,terminando por apagar-se.
Conclui-se que a chama da vela apagou-se pois faltou um elemento indispensável “á combustão” oxigênio do ar.
Após tal constatação lave o litro a fim de retirar os produtos da combustão  do seu interior e de permitir a entrada do ar nele.
Põe-se sobre a mesa o prato fundo cheio de água e o litro destampado nele.
Observa-se que a altura da água é igual dentro e fora do litro ( a pressão atmosférica é a mesma tanto dentro quanto fora do litro)
A seguir coloca-se a tampa de nescafé  com a vela acesa na superfície da água,cobrindo-a com o litro destampado,põe-se a rolha nele;observando o que acontece no seu interior.

Constata-se:
Em 1° lugar: que a vela termina por se acabar,como na outra parte da experiência;quando não mais tiver oxigênio em quantidade suficiente para continuar em combustão.

 
Em 2º lugar: nota-se que á medida que a vela queima e diminui de brilho,a água aumenta de altura,ocupando mais espaço no interior do litro.Este fenômeno ainda continua e até é mais intenso,quando a vela se apaga.

    Observou-se numa parte da experiência que,quando as alturas da água dentro e fora são iguais,as pressões internas e externas também eram iguais.
Explica-se então,a diferença de altura da água nesta última experiência da seguinte maneira:
A vela acesa esquenta e dilata o ar ao seu redor que,por isso,escapa pelo gargalo,tampando o litro,a chama da vela vai perdendo brilho e o ar esfria-se diminuindo de volume e de pressão.A pressão atmosférica empurra a água para o interior do litro até igualar as pressões.Chama-se a atenção do aluno para o fato de a água continuar subindo mesmo depois que a chama se apaga.
Para concluir a experiência,destampando-o lentamente o litro,observando que á medida que o ar entra,a água do interior desce até equilibrar-se com a de fora.


 Componentes do grupo: Franciele Seben, Marina Bortolon, Daniela Machado e Wagner.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário