domingo, 10 de outubro de 2010

Reciclagem e Lixo
 

Objetivo: Propor as pessoas a importância da reciclagem e conscientizar sobre o problema do lixo.


    O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Vantagens da reciclagem:
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
    No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
A reciclagem é essencial para o futuro do nosso planeta, para o meio ambiente que já sofreu demais nas mãos dos seres humanos que não pensam no futuro, por que toda a matéria prima não é infinita pode acabar a qualquer hora, principalmente os derivados do mineral do ferro. Esses derivados do mineral do ferro têm várias utilidades na vida do ser humano que sofreria para viver sem energia elétrica, mas esse é apenas um dos problemas que podem ser enfrentados com o fim desses derivados que continuam sendo extraído do meio ambiente.
Então entra a reciclagem, se você não joga fora os materiais, por exemplo, que são de ferro e alumínio juntamente com materiais orgânicos você esta jogando fora um recurso natural que pode acabar, pois ele poderia ser aproveitado, assim diminuindo a extração desse mesmo material que pode acabar no futuro, então antes de jogar qualquer tipo de matéria tem que pensar muito no meio ambiente, porque o meio continuará sofrendo de várias formas possíveis.
    Mas em todos os tipos de materiais que podem ser reciclados deve se fazer isso, por que alem de contribuir para uma extensão dessas matérias primas você deixa o planeta mais limpo, e viver num planeta limpo seria um sonho para cada uma daquelas pessoas que já estão cansadas de tanta poluição nos dias atuais. Essas pessoas que sonham em viver num planeta limpo devem reciclar vários materiais recicláveis, quem não souber reciclar pode levar para aquelas instituições que sabem reciclar qualquer tipo de material reciclável.
As pessoas que reciclam estarão ajudando demais o meio ambiente que já poluído de várias formas pelos seres humanos, esses que poluem não devem estar pensando as próximas gerações que podem nascer num planeta tomado pela poluição causada pelo seu pai ou ave que não pensou no futuro, é por esse motivo que todos devem pensar no futuro dos seus filhos e netos, mas devem pensar logo nessas gerações que podem nascer num planeta completamente limpo, só que para isso acontecer precisam reciclar e não jogar nenhum tipo de lixo no meio ambiente.
    A adequada condução do serviço de limpeza urbana é importante não só do ponto de vista sanitário, mas também econômico-financeiro, social, estético e de bem-estar. Apesar disso, um estudo conveniado da Organização Pan-Americana de Saúde, de 1990, que estimou em mais de oitenta mil toneladas a quantidade de resíduos sólidos gerados diariamente nas cidades brasileiras, constatou que apenas a metade era coletada. A outra metade acabava nas ruas, terrenos baldios, encostas de morros e cursos d'água. Da parte coletada, 34% iam para os lixões (depósitos a céu aberto) e 63% eram despejados pelos próprios serviços de coleta em beiras de rios, áreas alagadas ou manguezais, prática cada vez mais questionada por suas implicações ecológicas. Somente três por cento da parte coletada recebiam destinação adequada ou pelo menos controlada.
    O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica.
    A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.
    A solução defendida por muitos especialistas, porém, envolve a redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria tanto uma mudança nos padrões de produção e consumo, quanto a implantação de programas de coleta seletiva de lixo. Nesse caso, os diversos materiais recicláveis devem ser separados antes da coleta, com a colaboração da comunidade. Os países industrializados são os que mais produzem lixo e também os que mais reciclam. O Japão reutiliza 50% de seu lixo sólido e promove, entre outros tipos de reciclagem, o reaproveitamento da água do chuveiro no vaso sanitário. Os Estados Unidos (EUA) recuperam 11% do lixo que produzem e a Europa Ocidental, 30%. A taxa de produção de lixo per capita dos norte-americanos, de 1,5 quilo por dia, é a mais alta do mundo. Equivale ao dobro da de outros países desenvolvidos. Nova York é a cidade que mais produz lixo, uma média diária de 13 mil toneladas. São Paulo produz 12 mil toneladas. Entre os líderes mundiais da reciclagem de latas de alumínio destacam-se Japão (70%), EUA (64%) e Brasil (61%), conforme dados de 1996 da Associação Brasileira de Alumínio.



Componentes do grupo: Tatiane Granville, Mayara Zillmer, Alexander Soares, Thiarles Machado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário