domingo, 3 de outubro de 2010

Ondas Sonoras, Receptor e Acústica

    A acústica é o ramo da física que estuda o som, o som é um fenômeno causado  pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.

    Na acústica o som se propaga através de ondas sonoras, essas ondas são invisíveis e viajam na velocidade do som. Na cadeia de geração e recepção acústica inclui-se o individuo que recebe o efeito sonoro e o evento que da origem ao fenômeno. O som gerado se propaga no espaço vazio entre o auto falante e o receptor das ondas no caso o ouvido. A acústica por fim tem o objetivo de estudar e manipular a propagação das ondas sonoras, podendo assim manipular o som de acordo com a necessidade momentânea como, por exemplo, manipular o som para que em um show os receptores recebam por igual o mesmo som independente da posição do receptor mesmo estando mais distante ou perto. Isso tudo devido a força expressa pela onda na atmosfera, causando variações de pressão e movimento circulatório.
    
    Para demonstrar o fenômeno da ressonância, usaremos dois violões e mostraremos que é possível vibrar uma corda que esteja na mesma afinação de outra corda, para provar que a propagação sonora é um modo de transmissão da energia. Esta pode ser através dos meios sólido, líquido, gasoso, ou plasma, conforme o caso. No vácuo o som não se propaga.
A percepção da propagação sonora se da pela sensação auditiva criada pelo fenômeno acústico que consiste no deslocamento das ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em determinado meio material.  Para demonstrar a receptividade do tímpano a ondas sonoras de diferentes tonalidades e volumes iremos utilizar um recipiente vazio tapado com um plástico e areia em cima, dessa forma conforme o som se propaga o plástico vibra e a areia se movimenta de diferentes formas.

Velocidade do som no(a):
Ar: 340 m/s (a 25ºC)
Água: 1435 m/s (a 8ºC)
Ferro: 3170 m/s (a 25ºC)
Alvenaria: 3000 m/s (a 25ºC)
Madeira: Varia de 1000 m/s a 4000 m/s (a 25ºC)
Aço: 5000 m/s (a 25ºC)
Vidro: 5000 m/s (a 25ºC)
Granito: 6400 m/s (a 25ºC)
Cortiça: 500 m/s (a 25ºC)
Borracha: 100 m/s (a 25ºC)
 
*Pra calcular a velocidade do som NO AR em diferentes temperaturas use a fórmula: V=330,4+0,59.T

Componentes do Grupo: Caroline Rocha, Marcílio, Lucas Veiga e Mateus Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário