segunda-feira, 20 de setembro de 2010


Termos Científicos Densidade relativa

Materiais
1. Refrigerante gaseificado de cor não muito escura, soda ou guaraná
2. copo transparente
3. um punhado de uvas passas de diferentes tamanhos


Montagem e Manutenção
1. Abram o refrigerante somente na hora de fazer o experimento. Coloquem no copo até cerca de 80% da altura;
2. Joguem as uvas passas dentro do copo, recolhendo por ventura aquelas que flutuarem;
3. Observem se as uvas passas mudam de posição dentro do líquido;
4. Continuem observando, pelo menos 10 minutos, se haverá modificações subsequentes na posição das uvas passas;

Logo que as primeiras passas afundam quando colocadas no copo com o refrigerante, uma observação mais atenta e bem próxima do copo, verifica-se que um crescente número de bolhas de gás carbônico vão sendo atraidas pelas passas e grudando nelas. De repente, elas (o conjunto de passa + bolhas) sobem até a superfície do líquido e, quase que instantaneamente, várias bolhas estouram (o gás carbônico escapa do líquido)e rapidamente voltam a afundar, depois de flutuarem por frações de segundo.
Esse processo se repetirá por várias vezes, mas não com todas as uvas passas. Algumas que afundaram, apesar de estarem com muitas bolhas de gás não flutuam e continuam depositadas no fundo do copo.
As passas que afundaram, são mais densas do que o refrigerante. O conjunto que se forma logo em seguida, passa e bolhas de gás grudadas em sua superfície, se passar a ter uma densidade menor do que do líquido em que estão mergulhadas, então sobe e, quando chega na superfície do líquido, a ausência de algumas bolhas que estouram para o ar, a passa já retorna ao fundo rapidamente.
As passas que não executam o "balé" de subir e descer, significa que apesar das bolhas ao seu redor, a densidade do conjunto ainda continua maior do que a do líquido.

Componentes do grupo: Fernanda Neves, Maike Gasparetto, Wellington Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário