segunda-feira, 20 de setembro de 2010


  Acende ou Não


Os materiais se classificam em condutores ou isolantes, dependendo da sua capacidade de conduzir ou não eletricidade. Os condutores de eletricidades são materiais que possuem elétrons livre em seu interior. Estes elétrons quando submetidos a uma diferença de potencial elétrico, se movem sob o efeito deste potencial. Por exemplo, os metais. Já nos isolantes, as cargas elétricas do material estão em equilíbrio, atraíndo-se mutuamente. Portanto não há elétrons livres para compor o movimento. Por exemplo, os plásticos ou borrachas. 
Se fizermos fluir uma corrente elétrica em um circuito muito simples com uma pilha e uma lâmpada, esta acenderá. Se o circuito for interrompido a lâmpada apagará.
Então se a interrupção for preenchida com algum tipo de material condutor, a corrente elétrica será restabelecida e a lâmpada acenderá. Já no caso contrário, quando o material que for usado para fechar o circuito não tiver a propriedade de conduzir eletricidade, a lâmpada não acenderá.
Com esse método é possível identificar e classificar os materiais em isolantes e condutores.


Materiais utilizados: Um pedaço de fio condutor (Aproximadamente 10 cm de fio elétrico comum); 
Pilha (comum, de 1.5 Volts será o suficiente); 
Uma lâmpada de lanterna ( preferência de 1.5 Volts).

OBS: Vários tipos de materiais poderão ser usados: Metais (pregos, pedaço de fios elétricos, arame, clips, etc); Plásticos (réguas escolares, sacos de lixo, sacolas de supermercado, parte exterior de canetas, borrachas de apagar, pedaço de borracha de câmara de ar de bicicletas etc); Objetos caseiros (cinzeiros, pedras,  etc).


                                  
Componentes do grupo: Mariana Annes, Liana Kryszezum eDaniela Saldanha.

Termos Científicos Densidade relativa

Materiais
1. Refrigerante gaseificado de cor não muito escura, soda ou guaraná
2. copo transparente
3. um punhado de uvas passas de diferentes tamanhos


Montagem e Manutenção
1. Abram o refrigerante somente na hora de fazer o experimento. Coloquem no copo até cerca de 80% da altura;
2. Joguem as uvas passas dentro do copo, recolhendo por ventura aquelas que flutuarem;
3. Observem se as uvas passas mudam de posição dentro do líquido;
4. Continuem observando, pelo menos 10 minutos, se haverá modificações subsequentes na posição das uvas passas;

Logo que as primeiras passas afundam quando colocadas no copo com o refrigerante, uma observação mais atenta e bem próxima do copo, verifica-se que um crescente número de bolhas de gás carbônico vão sendo atraidas pelas passas e grudando nelas. De repente, elas (o conjunto de passa + bolhas) sobem até a superfície do líquido e, quase que instantaneamente, várias bolhas estouram (o gás carbônico escapa do líquido)e rapidamente voltam a afundar, depois de flutuarem por frações de segundo.
Esse processo se repetirá por várias vezes, mas não com todas as uvas passas. Algumas que afundaram, apesar de estarem com muitas bolhas de gás não flutuam e continuam depositadas no fundo do copo.
As passas que afundaram, são mais densas do que o refrigerante. O conjunto que se forma logo em seguida, passa e bolhas de gás grudadas em sua superfície, se passar a ter uma densidade menor do que do líquido em que estão mergulhadas, então sobe e, quando chega na superfície do líquido, a ausência de algumas bolhas que estouram para o ar, a passa já retorna ao fundo rapidamente.
As passas que não executam o "balé" de subir e descer, significa que apesar das bolhas ao seu redor, a densidade do conjunto ainda continua maior do que a do líquido.

Componentes do grupo: Fernanda Neves, Maike Gasparetto, Wellington Prado.
Centro de Gravidade e Ponto de Apoio (Equilíbrio com uma olha)

    Materiais utilizados:       
- Uma garrafa de vidro;
- Duas rolhas de cortiça;
- Uma agulha de costura;
- Quatro garfos de cozinha;
- Dois palitos de dente;


Ocorre o seguinte fenômeno porque a massa excedente (as garrafas) proporciona o equilíbrio necessário para manter a rolha e os garfos, estáveis sobre a agulha e sobre os palitos.

Como executamos a experiência?
- Caso 1:
Fixamos os garfos na lateral da rolha e a agulha no centro inferior da mesma, então colocamos a ponta da agulha sobre a borda da garrafa, e aos poucos ela começa a girar.

 - Caso 2:
Fixamos os garfos verticalmete reclinados no meio da rolha e um dos palitos no centro inferior da mesma, e colocamos um palito na vertical sobre a borda da garrafa e apoiamos o palito fixo na rolha e em cima da ponta do palito sobre a borda, e assim o palito na garrafa age como base e sua ponta como ponto de apoio e centro gravitacional.
 Componentes do grupo: Gabriele de Camargo Ribeiro, Ariane Flávia Cardoso, Bruna Suelen Rostirola e Grasiele de Camargo Ribeiro.

trabalhos 2º ano

A Poluição do Sol

    
    Objetivo: Mostrar a poluição do sol, colocando a agua no aquário, adicionando um pouco de leite, para representar a poluição da atmosfera e então colocaremos a lanterna fora do aquário para representar o sol, com isso a luz da lanterna que antes era branca, assim como o sol, ficara avermelhado, bem como ele fica quando o ar está poluído.

Material utilizado: aquário, lanterna, leite e água

        
        Componentes do grupo: Camila, Franciele Vieira e Patricia